Como é feita a lapidação de concreto?
O processo de lapidação de concreto não serve apenas para restaurar um piso de concreto antigo ou com falhas. A lapidação de concreto também deixa o piso mais bonito, resistente e durável.
Para realizar a lapidação de concreto, o ideal é contratar uma empresa especializada. Isso porque o serviço requer equipamentos de última geração, materiais de alta qualidade e profissionais qualificados.
Um desses equipamentos é uma polidora com grão 24, grão 36 e grão 60 de abrasivos diamantados. O uso da polidora na lapidação de concreto serve para eliminar todas as falhas do piso antigo. Além disso, a polidora também é responsável por deixar o piso totalmente plano e prepará-lo para a lapidação.
Conheça as etapas da lapidação de concreto, depois do polimento inicial:
- É feito um estucamento no pis antigo, para eliminar falhas no piso, como porosidade, trincas e até buracos;
- O estuque é removido com um abrasivo de grão 120;
- É aplicado uma substância endurecedora para que o piso ganhe resistência e para desprender as partículas de poeira;
- Novamente com a polidora, é realizado o polimento no piso com a sequência: grão 220, grão 400, grão 800, grão 1500 até o grão 3000;
- Um impermeabilizante é aplicado para o piso não manchar.
Como deu para perceber, não é um procedimento que pode ser realizado de maneira caseira. Existem produtos de qualidade que precisam ser usados na lapidação de concreto, como o endurecedor e o impermeabilizante, além de uma polidora profissional.
Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada na lapidação de concreto.
Quais são as vantagens da lapidação de concreto em um piso?
Há muitas vantagens em contratar a lapidação para um piso de concreto antigo e cheio de falhas, como:
-
Aumento da durabilidade
O concreto já é um material muito resistente. Com o processo de lapidação, a resistência tende a aumentar, bem como sua durabilidade. Um dos objetivos da lapidação é aumentar a vida útil do piso.
-
Maior resistência
O processo de lapidação exige uma selagem no piso. Isso cria uma barreira protetora resistente a produtos químicos e outros tipos de desgastes.
Além disso, o piso fica mais resistente a aderir sujeiras pesadas como graxa e óleos. A lapidação elimina a possibilidade dessas substâncias entrarem no piso.
- Não há necessidade de reparos
Por causa da proteção que o piso ganha com a lapidação, os processos de limpeza e manutenção são muito mais fáceis. Não há necessidade de esperar um tempo de cura para utilizar o novo piso. Portanto, não há chance de estragá-lo logo após o serviço.
Como fazer a lapidação de um piso de concreto?
A lapidação deve ser realizada por uma empresa especializada, como a QualyPisos. Ela atende em todas as regiões da Grande São Paulo. Não há um modo caseiro indicado de realizar a lapidação de um piso de concreto. Isso pode gerar danos irreparáveis ao piso antigo.